Publicado em 29/03/17.
No dia 22 de março, eu e a pibideira Gleidiane, fomos visitar o Colégio Prof. Nestor Carvalho Lima, no qual fomos encarregadas de aplicar as oficinas com ênfase nas dificuldades encontradas na turma em que vamos trabalhar, pelo projeto de pesquisa do PIBID, ligado ao eixo de "Formação de Professores e o Uso das Tecnologias".Fomos recepcionados pela professora e supervisora do nosso eixo, Iraci Oliveira. O intuito dessa 1° visita foi de conhecer a ambiência e suas estorvações na aprendizagem, para formular e aplicar as oficinas.
Fachada do Colégio |
O referente colégio se situa na praça General João Pereira, na cidade de Itabaiana. Este, é cercado por 3 bairros, sendo 2 bairros periféricos, o bairro Bananeira, o São Cristóvão e o centro urbano da cidade. O Nestor acolhe cerca de 1000 alunos, entre esses bairros e a zona rural, Seu espaço físico é composto por 10 salas de aula, 1 sala de professores, 1 secretaria, 1 biblioteca, 1 laboratório de informática, 1 cantina, 2 pátios e 3 banheiros (1 feminino, 1 masculino e 1 para deficientes físicos).
As salas de aula não são muito grande, porém abrange 40 alunos. Sua ventilação é considerada péssima, pois as mesmas só possuem um ventilador e uma ventilação vindo das pequenas vidraças,
Quanto a caracterização do Colégio, consideramos boa, com imagens atrativas, colocando a educação em evidência nas paredes em torno do pátio. As ilustrações variam entre pensamentos filosóficos de renomados autores, preservação do meio ambiente, murais com fotos de projetos e alguns cartazes com trabalhos dos próprios estudantes. No entanto, não há nenhuma caracterização no interior da sala, o que de certa forma, desestimula e dificulta no desenvolvimento do ensino/aprendizagem que reflete no aluno.
Segue alguns registros fotográficos do instituto:
Segue alguns registros fotográficos do instituto:
Consideramos essa visita de grande valia, pois conhecemos de fato a estruturação do Colégio, e como funciona a interação entre o educador e o educando. Isso irá auxiliar-nos nos procedimentos e na abordagem da oficina, portando a objetividade de somar à aprendizagem desses, já que foi perceptível, através da professora Elizângela, identificar os assuntos mais contraditórios e difíceis aos tais nesse percurso de aprendizagem.
Todavia, temos finalidade de conduzir da melhor maneira os conteúdos a ajuntar nesse processo. Iremos criar a oficina em questão, para então colocá-la em ação. Aguardem os próximos capítulos.