Publicado em 14/03/17.
No dia 14 fevereiro de 2017, tive
a oportunidade de participar na Universidade Federal de Sergipe, Campus
Itabaiana, da oficina Multiplicadores de Brincadeiras, ministrado pelas mestres Joniely Cheyenne Moura Cruz e Marilene Batista da Cruz Nascimento.
Para nos recepcionar, fomos acolhido com a festa da chegada, uma música alegre, harmônica, com a confecção de um chocalho, construído com dois copos descartáveis e algumas sementes de feijão e milho. Foi possível expressar a criança que existe em cada ser, já que insistimos em reprimi-lo. Com esta, a afetividade e sensibilidade foi aflorada, com o objetivo de transmitirmos futuramente á nossas crianças, enquanto pedagogas e também para toda vida.
Para nos recepcionar, fomos acolhido com a festa da chegada, uma música alegre, harmônica, com a confecção de um chocalho, construído com dois copos descartáveis e algumas sementes de feijão e milho. Foi possível expressar a criança que existe em cada ser, já que insistimos em reprimi-lo. Com esta, a afetividade e sensibilidade foi aflorada, com o objetivo de transmitirmos futuramente á nossas crianças, enquanto pedagogas e também para toda vida.
“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”. (Jean Piaget) |
Joniely, uma das orientadoras da
oficina, nos deu 7 dicas de como estimular uma aprendizagem eficaz, por meio de
jogos e brincadeiras, deixando de lado essa sistematização tradicional que
tanto impuseram na nossa educação infantil.
As dicas foram:
- · Alegria e Bom Humor;
- · Socialização e Interação;
- · Criatividade e Arte;
- · Dançar;
- · Vitalidade;
- · Relaxar;
- ·
Afetividade.
“Brincar é condição fundamental para ser sério”. (Arquimedes) |
Sendo essas de suma importância para nossa jornada acadêmica quanto para a profissional, elas têm a finalidade de induzir a ludicidade em sala de aula, levar danças engraçadas, músicas alegres que provoque a criatividade, a arte e arranque risos dos educandos. Enfatiza ainda, a socialização dos indivíduos, em que todos interajam. Logo, a roda se faz necessária, sendo possível realizar brincadeiras grupais que despertem a união entre si e também a afetividade que é fundamental na ambiência.
A educadora, além disso, ressalta
a vitalidade que precisa ser avivada. As crianças possuem a carência de viver a
infância com toda sua intensidade. Correr, pular, andar, jogar se faz necessária
para esse ciclo, no entanto, relaxar, renovar as energias tornam-se
indispensáveis ao cognitivo e eficácia da aprendizagem.
Todavia, os Jogos e Brincadeiras
como Recursos Pedagógicos, funciona como um fator a facilitar e contribuir no
desenvolvimento da criança, não apenas com o intuito de diversão das tais.
Assim, a ludicidade envolvida nesse meio, torna de uma linguagem mais ampla,
englobando divergentes culturas e o desenvolvimento sócio afetivo, aprendendo a
respeitar as diferenças.
“…a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa”. (Jean Piaget) |
1 comentários:
Olá Elizabeth gostei muito da sua reflexão e espero que nas próximas oficinas, você possa continuar relatando as suas experiências como bolsista do Pibid/Pedagogia. Parabéns!!!
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