14 de mar. de 2017

Oficina Multiplicadores de Brincadeiras


Publicado em 14/03/17.

No dia 14 fevereiro de 2017, tive a oportunidade de participar na Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana, da oficina Multiplicadores de Brincadeiras, ministrado pelas mestres Joniely Cheyenne Moura Cruz e Marilene Batista da Cruz Nascimento.
Para nos recepcionar, fomos acolhido com a festa da chegada, uma música alegre, harmônica, com a confecção de um chocalho, construído com dois copos descartáveis e algumas sementes de feijão e milho. Foi possível expressar a criança que existe em cada ser, já que insistimos em reprimi-lo. Com esta, a afetividade e sensibilidade foi aflorada, com o objetivo de transmitirmos futuramente á nossas crianças, enquanto pedagogas e também para toda vida.

“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”. 
(Jean Piaget)

Joniely, uma das orientadoras da oficina, nos deu 7 dicas de como estimular uma aprendizagem eficaz, por meio de jogos e brincadeiras, deixando de lado essa sistematização tradicional que tanto impuseram na nossa educação infantil.
As dicas foram:
  • ·         Alegria e Bom Humor;         
  • ·         Socialização e Interação;
  • ·         Criatividade e Arte;
  • ·         Dançar;
  • ·         Vitalidade;
  • ·         Relaxar;
  • ·         Afetividade.
    “Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” 
    (Carlos Drummond de Andrade)

“Brincar é condição fundamental para ser sério”. 
(Arquimedes)



Sendo essas de suma importância para nossa jornada acadêmica quanto para a profissional, elas têm a finalidade de induzir a ludicidade em sala de aula, levar danças engraçadas, músicas alegres que provoque a criatividade, a arte e arranque risos dos educandos. Enfatiza ainda, a socialização dos indivíduos, em que todos interajam. Logo, a roda se faz necessária, sendo possível realizar brincadeiras grupais que despertem a união entre si e também a afetividade que é fundamental na ambiência.
A educadora, além disso, ressalta a vitalidade que precisa ser avivada. As crianças possuem a carência de viver a infância com toda sua intensidade. Correr, pular, andar, jogar se faz necessária para esse ciclo, no entanto, relaxar, renovar as energias tornam-se indispensáveis ao cognitivo e eficácia da aprendizagem.
Todavia, os Jogos e Brincadeiras como Recursos Pedagógicos, funciona como um fator a facilitar e contribuir no desenvolvimento da criança, não apenas com o intuito de diversão das tais. Assim, a ludicidade envolvida nesse meio, torna de uma linguagem mais ampla, englobando divergentes culturas e o desenvolvimento sócio afetivo, aprendendo a respeitar as diferenças.

“…a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável à prática educativa”. 
(Jean Piaget)

1 comentários:

Pibid Formação de Professores on quinta-feira, 13 abril, 2017 disse...

Olá Elizabeth gostei muito da sua reflexão e espero que nas próximas oficinas, você possa continuar relatando as suas experiências como bolsista do Pibid/Pedagogia. Parabéns!!!

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