17 de mai. de 2017

1º Dia de Oficina

Publicado em 17/05/2017.
No dia 15, tive a oportunidade, ofertada pelo PIBID, de participar de uma das melhores experiências da minha vida. Foi a primeira vez que me deparei diante de uma turma para ministrar algo.... Tenho que confessar que tive medo, um fiozinho da barriga e a ansiedade estava me tomando... talvez por ser algo novo, que fugiu da minha rotina.... Ou por algumas crianças serem maiores que eu, já que a turma foi a do sexto ano.


Ao visitá-los pela manhã foi visível a euforia de muitos querendo participar, o que motivou a mim e a minha parceira Gleidiane. Foi bom!!! Nos ajudou e muito! É claro que sempre tem e terá alunos que gostem de uma “gracinha”, mas devemos manter o foco e seguir adiante dando o nosso melhor sempre.
Pela tarde, ainda no dia 15, fomos aplicar a nossa oficina. Introduzimos a mais no nosso planejamento uma dinâmica, que possuía também o enfoque nas apresentações dos alunos, visto que no momento da visita, não foi possível a mesma para não atrapalhar a aula do professor.
Dinâmica da formiguinha em ação.
Começamos a dinâmica com todos em pés, simulando um círculo, já que não havia muito espaço na biblioteca. Pedimos a todos que usassem a sua imaginação que uma formiguinha estaria sobre minha mão, e a maneira que essa formiguinha fosse percorrendo de mão e mão, um a um se apresentaria. A formiguinha teria que ser passada para o coleguinha com cuidado, podendo deixá-la em qualquer parte do corpo. Quando a formiguinha percorreu toda roda, e voltou para minha mão, pedi para que todos beijassem o local que foi deixado a formiguinha no coleguinha. Muitos riram e alguns tiveram receio de beijar o colega, principalmente os meninos rsrs, mas cumpriram o que foi determinado. Esta teve o objetivo de que todos se apresentassem e de uma reflexão sobre a empatia. Devemos sempre nos colocar no lugar do próximo, não fazendo com o outro o que não gostaríamos que fizesse com a gente. Temos que buscar compreender as situações que vem a acontecer e ver o mundo sobre outra perspectiva que não seja somente a sua, respeitando os limites dos outros, as opiniões alheias, só assim o mundo seria mais solidário e menos julgador.
Logo após a dinâmica apresentamos os vídeos sobre o assunto. Todos prestaram a atenção, o que nos deixou muito contentes. Com o intuito de reforçar o que foi visto, dividimos a turma em três grupos e apresentamos a eles a caixinha mágica. Nesta possuía frases sobre as adequações da ortografia. Houve a participação de todos, nos mostrando que prestaram atenção, pois poucos erraram!
A Caixinha Mágica.
Em seguida, ainda em grupos, realizamos o ditado estourado com frases. Para a concretização deste, dispomos balões pela biblioteca. Todos participaram, respondendo as frases, sendo perceptível o entusiasmo dos educandos. 
Ditado Estourado em ação.

          Em síntese, finalizamos a primeira parte da oficina. Sinto-me com a sensação de que dei o meu melhor e posso melhorar a cada dia! Sim, apesar do medo acabei superando, ciente de que tenho muito o que aprender. Achei que houve um retorno bom, todos participaram e a grande maioria acertou as atividades propostas.
Tivemos desafios, afinal a vida é repleta deles. A biblioteca se resumia em um pequeno espaço, por isso algumas atividades foram adaptadas, nem tão pouco possuía ventilação, o que deixou alguns inquietos. Também não era para menos, rsrss.
            Por fim, a sensação é a de dever cumprido. E que venha a próxima parte da oficina!
Primeira Parte da Oficina Concluída com Sucesso!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Registros de uma Acadêmica, Eterna Aprendiz da Vida. Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting