Publicado em 17/05/2017.
No dia 15, tive a oportunidade, ofertada pelo PIBID, de participar de uma das melhores experiências da minha
vida. Foi a primeira vez que me deparei diante de uma turma para ministrar
algo.... Tenho que confessar que tive medo, um fiozinho da barriga e a
ansiedade estava me tomando... talvez por ser algo novo, que fugiu da minha
rotina.... Ou por algumas crianças serem maiores que eu, já que a turma foi a do sexto ano.
Ao visitá-los pela manhã foi visível
a euforia de muitos querendo participar, o que motivou a mim e a minha parceira
Gleidiane. Foi bom!!! Nos ajudou e muito! É claro que sempre tem e terá alunos que
gostem de uma “gracinha”, mas devemos manter o foco e seguir adiante dando o
nosso melhor sempre.
Pela tarde, ainda no dia 15,
fomos aplicar a nossa oficina. Introduzimos a mais no nosso planejamento uma
dinâmica, que possuía também o enfoque nas apresentações dos alunos, visto que no momento da visita, não foi possível a mesma para não atrapalhar a aula do professor.
Dinâmica da formiguinha em ação. |
Começamos a dinâmica com todos
em pés, simulando um círculo, já que não havia muito espaço na biblioteca. Pedimos
a todos que usassem a sua imaginação que uma formiguinha estaria sobre minha
mão, e a maneira que essa formiguinha fosse percorrendo de mão e mão, um a um
se apresentaria. A formiguinha teria que ser passada para o coleguinha com
cuidado, podendo deixá-la em qualquer parte do corpo. Quando a formiguinha
percorreu toda roda, e voltou para minha mão, pedi para que todos beijassem o
local que foi deixado a formiguinha no coleguinha. Muitos riram e alguns
tiveram receio de beijar o colega, principalmente os meninos rsrs, mas cumpriram
o que foi determinado. Esta teve o objetivo de que todos se apresentassem e de
uma reflexão sobre a empatia. Devemos sempre nos colocar no lugar do próximo,
não fazendo com o outro o que não gostaríamos que fizesse com a gente. Temos
que buscar compreender as situações que vem a acontecer e ver o mundo sobre
outra perspectiva que não seja somente a sua, respeitando os limites dos
outros, as opiniões alheias, só assim o mundo seria mais solidário e menos julgador.
Logo após a dinâmica
apresentamos os vídeos sobre o assunto. Todos prestaram a atenção, o que nos
deixou muito contentes. Com o intuito de reforçar o que foi visto, dividimos a turma
em três grupos e apresentamos a eles a caixinha mágica. Nesta possuía frases
sobre as adequações da ortografia. Houve a participação de todos, nos mostrando
que prestaram atenção, pois poucos erraram!
A Caixinha Mágica. |
Em seguida, ainda em grupos,
realizamos o ditado estourado com frases. Para a concretização deste, dispomos balões
pela biblioteca. Todos participaram, respondendo as frases, sendo perceptível o
entusiasmo dos educandos.
Ditado Estourado em ação. |
Em síntese, finalizamos a primeira parte da oficina. Sinto-me com a sensação de que dei o meu melhor e posso melhorar a cada dia! Sim, apesar do medo acabei superando, ciente de que tenho muito o que aprender. Achei que houve um retorno bom, todos participaram e a grande maioria acertou as atividades propostas.
Tivemos desafios, afinal a
vida é repleta deles. A biblioteca se resumia em um pequeno espaço, por isso algumas
atividades foram adaptadas, nem tão pouco possuía ventilação, o que deixou alguns
inquietos. Também não era para menos, rsrss.
Por fim, a sensação é a de dever
cumprido. E que venha a próxima parte da oficina!
Primeira Parte da Oficina Concluída com Sucesso! |
0 comentários:
Postar um comentário