11 de mai. de 2017

Planejamento da oficina com recursos educacionais

       
Publicado em 11/05/2017.
      Este planejamento é direcionado para a oficina, que terá como alvo a turma de 6º ano do Colégio Estadual Prof. Nestor Carvalho de Lima. O próprio foi construído pelas pibideiras Elizabeth dos Santos Lima e Gleidiane de Oliveira Santos.

1.   TEMA
   Revisão de algumas questões ortográficas que mais ocasionam dúvidas no nosso cotidiano, através da literatura indígena “Iracema a Virgem dos Lábios de Mel” – José de Alencar.

2.   APRESENTAÇÃO
A cultura indígena apesar de ser pouco estudada é de grande valia para o enriquecimento da cultura brasileira, já que foi desta que se deu a miscigenação e costumes vivenciado por todos nós. É necessário o resgate cultural, podendo ser transmitido através de histórias, e também pela ferramenta dos recursos audiovisuais, retomando os fatos históricos para novas gerações, fazendo com que essa cultura não seja totalmente velada ou exterminada.
Com a chegada dos europeus, tentaram impor sua cultura nos índios. Levando a literatura indígena a conquistar espaço sobre divergentes perspectivas e etnias. É perceptível que a cultura dos índios foi aos poucos desaparecendo, à medida que os europeus tentaram propagar a sua, banindo assim essa rica cultura. No entanto, as raízes indígenas são profundas ao nosso país, que, apesar de ter sofrido dominações não se deixaram serem excluídas.
A literatura indígena brasileira aborda os mitos, os rituais e os costumes que nos levam a visibilizar um mundo através de sua vasta cultura, que tanto insistem em negar. 
Escolhemos a literatura de José de Alencar, Iracema a Virgem dos Lábios de Mel, com o intuito de disseminar esta fascinante cultura, na qual herdamos.
 Esta obra narra o trágico romance entre Iracema, a virgem dos lábios de mel, e Martim, o primeiro colonizador português do Ceará. Após um acidente, Martim é recebido pela tribo dos Tabajaras, onde vivia a jovem Iracema.
  Na trama Iracema e Martim se apaixonam e fogem para viverem o amor proibido, juntos levam o guerreiro Pitiguara Poti, amigo que Martim considerava como irmão.
        Ao perceberem a fuga, os Tabajaras perseguem os amantes travando um combate sangrento ao encontrá-los. Desesperados, os três vãos para uma praia deserta, na qual Martim e Iracema constroem uma cabana. Mas, passando-se alguns tempos, Martim resolve ir guerrear junto com os Pitiguaras e com seu amigo Poti, deixando Iracema grávida na cabana. Antes de Martim voltar para a tribo, Iracema dar à luz a um menino. Após o parto ela fica gravemente debilitada e acaba morrendo. Martim chega logo depois, e ao ouvir o canto triste da Jandaia (ave que sempre acompanhava Iracema), presencia a tragédia.
         Ele retorna para sua terra natal levando o filho consigo. Porém, quatro anos depois, voltam para o Ceará, onde implantam a fé cristã.

3.   CONTEÚDO(S)
·         Lenda;
·         Literatura indígena;
·         Ortografia;
·         Produção textual.

4.   OBJETIVO(S)
·         Resgatar a cultura indígena;
·         Conscientizar sobre a importância da cultura indígena;
·         Identificar o conhecimento das crianças sobre o universo indígena; 
·         Levantar questões sobre a diversidade social e cultural no Brasil.
·         Perceber  que faz parte deste contexto social e que carrega heranças desta diversidade;
·         Mostrar como os povos indígenas viviam;
·         Dar ao aluno, a possibilidade de experimentar e contextualizar a produção artística;
·         Analisar as regras ortográficas;
·         Desenvolver no aluno o sentido de que escrever é reescrever;
·          Despertar no aluno o interesse pela escrita.

5.   ETAPAS
     Esses referentes assuntos serão trabalhados em 2 oficinas,com carga horária de 2 horas, sendo estas distribuídas em 1 semana, não se encaixando a visita para conhecer a turma que seremos encarregadas de atuá-las.
   O primeiro encontro será para conhecer os participantes da oficina. No segundo encontro transmitiremos algumas dificuldades que observamos sobre a confusão da assimilação da fala e grafia. Logo após, iremos dividir a turma em grupos e realizaremos um ditado de frases estourado, onde estes devem completar as frases com as palavras que mais se adequem. Ainda neste dia, com os mesmos grupos, faremos um jogo de perguntas e respostas, utilizando a caixinha mágica, construída por nós. Para reforçar o assunto distribuiremos uma atividade, para ser respondida em casa e entregue na oficina posterior.
   No segundo e último dia, será passado a curta metragem do romance de Jose de Alencar, Iracema a virgem dos lábios de mel, com o intuito de que os próprios construam um texto em cima do que viram, e da real importância indígena para o nosso país. Para finalizar essa nossa primeira oficina, ajudaremos a eles construírem cartazes sobre o que mais lhes chamaram atenção diante da curta metragem.

6.   REFÊRENCIAS
·         <http://wwwmarcondestorres.blogspot.com.br/2016/01/resumo-do-filme-iracema-virgem-dos.html>. Acessado em 11 de abril, às 14h35min.  
·         <https://www.youtube.com/watch?v=bjwofKlQvhs>.  Acessado em 10 de abril, às 20h43min.
·         <https://www.youtube.com/watch?v=z1L0lmSSo9A>. Acessado em 10 de abril, às 21h00min.
·         <https://www.youtube.com/watch?v=XYfO4IxHXD8>. Acessado em 10 de abril, às 21h11min.
·         <https://www.youtube.com/watch?v=RV2XEVefq8c>. Acessado em 10 de abril, às 21h17min.
·         <https://www.youtube.com/watch?v=DclGMcWA-MU> Acessado em 10 de abril, às 21h24min.

·         https://www.youtube.com/watch?v=nqKJ-FNvomQ> Acessado em 10 de abril, às  21h40min.

1 comentários:

Pibid Formação de Professores on segunda-feira, 15 maio, 2017 disse...

Muito bom seu planejamento Elizabeth, estou ansiosa para ver o desenvolvimento das oficinas aqui no blog.

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