Publicado em 23/01/2018
OFICINA COM RECURSOS
EDUCACIONAIS
Escola: Colegio Estadual Professor Nestor Carvalho de Lima.
Série: 6º ano.
Professora: Iraci Braga Oliveira.
Bolsistas:
Edmilson Batista Lima Junior;
Elizabeth dos Santos Lima;
Gleidiane de Oliveira Santos;
Isa Carla Bispo dos Santos;
Joseilde de Jesus Alves;
Josefa Mércia santos Jesus;
Patrícia Santana Lima Santos.
Itabaiana/SE, 04 de
Outubro de 2017
1. TEMA:
O
povo brasileiro: Identidades, Diversidades e Africanidades
2.
APRESENTAÇÃO
O ensino de história e da
Literatura traz a importância e a compreensão dos conceitos de igualdade,
identidade, valores étnico-raciais, valorização de conhecimento das fontes
históricas evidenciando grades nomes de personalidades negras que se destacam
no presente e no passado. Trabalhando a partir de documentários, poemas,
músicas, livros e obras audiovisuais em geral, partindo de personalidades como
Joaquim Nabuco, Cruz de Souza, Machado de Assis, Lima Barreto até personagens
da atualidade criando um diálogo entre passado e presente que possibilite a
construção de valores sociais que valorizem as diferenças e sua importância na
construção da sociedade brasileira.
Dessa Maneira
possibilita-se junto aos alunos/as o contato com a história de forma a
conceituar e problematizar seus padrões sociais, a partir dos saberes dos
petizes, buscando a fomentar a importância da identidade Afro-brasileira,
mostrando que assim como os brancos o negro tem lugar social de grande
importância para a formação deste pais, além de trazer discursões que
desenvolvam a criticidade.
3.
CONTEÚDO(S)
·
Língua Portuguesa (Adjetivos)
·
Literatura/Redação (texto em verso versos (poesia) texto em Prosa
(Histórias Infantis, textos Dissertativo))
·
História (referenciais negros na história Sergipanos e nordestinos)
·
Sociedade e Cultura/ Artes (contribuições socioculturais e
políticas da População negra, padrões sociais, aspectos físicos)
4.
OBJETIVO(S)
Trabalhar com os alunos/as questões de identidades de raça, cor,
Classe na sociedade, a partir da própria identidade dos/as educandos/as,
articulando essa abordagem com conteúdo multidisciplinar.
5. OBJETIVOS ESPECIFICOS
·
Discutir tais temas (Identidade de raça e cor). Sobre a linha de
pensamento que identidade são construídas através de inúmeras aprendizagens e
práticas, empreendidas por um conjunto inesgotável de instâncias sociais e
culturais, de modo explícito ou dissimulado, num processo sempre inacabado.
·
Compreender o ser humano como agente social e produtor de cultura
·
Conhecer as relações sociais, acordos e limites
·
Analisar a construção da identidade e da
autoestima, como também os vínculos afetivos
Construção
da sociedade.
6. Material Utilizado
·
Resma de papel A4
·
Cola
·
Tesoura
·
Lápis
·
Cartolina
·
Texto impresso
·
Revista
·
Piloto
·
Datashow
·
Notebook
·
Vídeobook
·
Tinta guache
·
Tecido 1,5 m de comprimento
·
Borrachas para cabelo
·
Borracha normal
·
Pente
·
Escova
·
Espelho
·
Caixa de som
·
Durex
·
Canetas
·
Internet
·
Computadores de mesa
·
Editor de vídeos
·
Blogs
1º dia (01/11/17)
·
Dinâmica (feio e bonito -Padrões Sociais) para apresentação da turma;
·
Levantamento dos conhecimentos prévios dos discentes;
·
Apresentação do tema a partir da história “Qual é a minha cor”
(audiobook);
·
Exploração história; “vídeos de Deci Ribeiro”
·
Discussão sobre a importância do negro na formação social;
·
Análise conceitos e as relações étnico-raciais que se dão no ambiente
escolar;
·
Debate sobre diferenças de étnico-raciais consideráveis em nossa sociedade
(aspectos Fiscos- concepção de feio e bonito), ;
·
Levantamento sobre o papel do negro na sociedade;
·
Diferença entre texto dissertativo e argumentativo (Charge e pedir os
alunos interpretar sobre o tem raciais)
·
Construção do conceito de adjetivo a partir da exploração das
características identitárias das personagens da história qual a minha cor;
·
Exploração dos aspectos da ortografia, utilização de letras maiúsculas e
minúsculas, construção de parágrafos, adjetivos as palavras herdadas,
acentuação presente na história. ;
·
Exploração das características físicas das personagens e sua relação com
as questões étnico-raciais ( vídeo sobre construção de padrões sociais imposto
pela sociedade ;
2º dia
·
Dinâmica das Profissões e a questões étnico-raciais.
·
Exploração sobre referenciais negros dos Petizes;
·
Levantamento dos conhecimentos prévios dos Alunos e Alunas; (Questionário)
·
Apresentação do tema a partir do filme “Heróis de Todo Mundo”; (apresentar
outros personagens que não são abordados)
·
Exploração do Filme; (construção biográficas dos personagens citados no
filme)
·
Analise sobre a visão eurocêntrica branqueadora e padrões sociais, a
partir do Spencer e o Darwinismo Social ;(discussão e produção
de texto)
·
Grandes nomes negros que lutaram contra a escravidão;
·
Explorações dos Referenciais negros Sergipanos. (Mural bibliográfico da
atualidade. Abordar personalidades negras sergipanas e sortear um para cada
grupo, para que eles pesquises )
·
Levantamentos sobre negros homenageados em ruas itabaianense
3º dia :
·
Dinâmica da Capoeira
·
Levantamento sobre o conhecimento prévio dos meninos e meninas;
·
Apresentação do tema a partir da história em
quadrinho "Palmares.
A luta pela liberdade";
·
Exploração da História;
·
Discussão sobre a Importância dos Quilombos;
·
Analise sobre os quilombos existentes no estado e sua localização e
limitações geográficas;
·
Dialogo sobre Quilombo em Sergipe;
·
Observação sobre os aspectos geográficos encontrado no livro
"Palmares. A luta pela liberdade" ( Serra da Barriga/AL, Rio S.
Francisco).
4º dia:
·
Dinâmica abre a roda Tindo lê lê ou pinturas corporais;
·
Levantamento Sobre conhecimento Prévio dos(as) Educandos(as); DOC Darci
Ribeiro;
·
Apresentação do Tema a Parti da Poesia de Solano Trindade “SOU NEGRO” (produção
e texto coletivo (Poesia);
·
Exploração da Poesia;
·
Analise sobre o conceito de cultura (a partir de Darci Ribeiro);
·
Discursão sobre a influência da cultura Africana na formação da Cultura
Brasileira (Religião, Língua, Organização, Hierarquia, jogos, Arquitetura,
gastronomia, agricultura, Pintura); Doc. Darci Ribeiro;
·
Dialogo sobre a importância da cultura na criação dos padrões de beleza;
·
Levantamento sobre a Importância do conhecimento de sua cultura ancestral
para afirmação e Valorização da identidade.
5º dia:
· Apresentação do Tema a partir do vídeo e musicas MC Sofia, “MC Soffia -
Princesinha que nada! ” https://www.youtube.com/watch?v=-pxDBJ_tgmE”;
·
Dinâmica;
·
Pintura;
·
Turbantes;
·
Bonecas;
·
Roupas Africanas;
·
Danças;
·
Apresentação da poesia coletiva;
·
Exploração da Poesia;
·
Apresentação do Livro biográfico da turma;
Ainda no Colégio Nestor
Carvalho, desenvolvemos nossa 3ª oficina, que foi titulada como: “O POVO
BRASILEIRO”, trabalhada em coletividade com os colegas que desenvolvem oficinas
de história, em vista de que atuamos todos em uma mesma turma.
Diante deste riquíssimo tema,
planejamos todos juntos de maneira transversal para melhor obtermos o ensino
aprendizagem dos alunos. Como dispomos
apenas do horário oposto para desenvolver todas as atividades, achamos melhor
dividir os dias para o pessoal de história aplicassem parte das oficinas e em cima do que foi
trabalhado eu (Elizabeth), Gleidiane e a pibideira Mércia que participou conosco
nesta, trabalhamos as disciplinas de língua portuguesa e redação, já que é o
tema central de todas as nossas oficinas, em dias diferentes, visando o cansaço
que os alunos teriam, sem falar que
seria muitos aprendizados para absorverem em curto espaço de tempo. Assim,
procedemos as tais diante das maiores dificuldades dos educandos, que são a
ortografia e a produção textual. Adicionamos mais atividades, em relação aos
sinais de pontuação, texto dissertativo/argumentativo, hospital das palavras,
além do soletrando com palavras de origem africana e um poema coletivo, o que
deixou nossa oficina ainda mais instigante aos olhos dos alunos.
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