23 de jan. de 2018

Planejamento da 3ª Oficina.

Publicado em 23/01/2018

OFICINA COM RECURSOS EDUCACIONAIS



Escola: Colegio Estadual Professor Nestor Carvalho de Lima.
Série: 6º ano.
Professora: Iraci Braga Oliveira.
Bolsistas:
                  Edmilson Batista Lima Junior;
                  Elizabeth dos Santos Lima;
                  Gleidiane de Oliveira Santos;
                  Isa Carla Bispo dos Santos;
                  Joseilde de Jesus Alves;
                 Josefa Mércia santos Jesus;
                  Patrícia Santana Lima Santos.














Itabaiana/SE, 04 de Outubro de 2017



1.   TEMA:
                O povo brasileiro: Identidades, Diversidades e Africanidades               


2.   APRESENTAÇÃO

O ensino de história e da Literatura traz a importância e a compreensão dos conceitos de igualdade, identidade, valores étnico-raciais, valorização de conhecimento das fontes históricas evidenciando grades nomes de personalidades negras que se destacam no presente e no passado. Trabalhando a partir de documentários, poemas, músicas, livros e obras audiovisuais em geral, partindo de personalidades como Joaquim Nabuco, Cruz de Souza, Machado de Assis, Lima Barreto até personagens da atualidade criando um diálogo entre passado e presente que possibilite a construção de valores sociais que valorizem as diferenças e sua importância na construção da sociedade brasileira.
Dessa Maneira possibilita-se junto aos alunos/as o contato com a história de forma a conceituar e problematizar seus padrões sociais, a partir dos saberes dos petizes, buscando a fomentar a importância da identidade Afro-brasileira, mostrando que assim como os brancos o negro tem lugar social de grande importância para a formação deste pais, além de trazer discursões que desenvolvam a criticidade.

3.   CONTEÚDO(S)
·         Língua Portuguesa (Adjetivos)
·         Literatura/Redação (texto em verso versos (poesia) texto em Prosa (Histórias Infantis, textos Dissertativo))
·         História (referenciais negros na história Sergipanos e nordestinos)
·         Sociedade e Cultura/ Artes (contribuições socioculturais e políticas da População negra, padrões sociais, aspectos físicos)                                                                     

4.   OBJETIVO(S)
Trabalhar com os alunos/as questões de identidades de raça, cor, Classe na sociedade, a partir da própria identidade dos/as educandos/as, articulando essa abordagem com conteúdo multidisciplinar.

5.   OBJETIVOS ESPECIFICOS
·         Discutir tais temas (Identidade de raça e cor). Sobre a linha de pensamento que identidade são construídas através de inúmeras aprendizagens e práticas, empreendidas por um conjunto inesgotável de instâncias sociais e culturais, de modo explícito ou dissimulado, num processo sempre inacabado.
·         Compreender o ser humano como agente social e produtor de cultura
·         Conhecer as relações sociais, acordos e limites
·         Analisar a construção da identidade e da autoestima, como também os vínculos afetivos
Construção da sociedade.

6.   Material Utilizado
·         Resma de papel A4
·         Cola
·         Tesoura
·         Lápis
·         Cartolina
·         Texto impresso
·         Revista
·         Piloto
·         Datashow
·         Notebook
·         Vídeobook
·         Tinta guache
·         Tecido 1,5 m de comprimento
·         Borrachas para cabelo
·         Borracha normal
·          Pente
·         Escova
·         Espelho
·         Caixa de som
·         Durex
·         Canetas
·         Internet
·         Computadores de mesa
·         Editor de vídeos
·         Blogs

1º dia (01/11/17)
·         Dinâmica (feio e bonito -Padrões Sociais) para apresentação da turma;
·         Levantamento dos conhecimentos prévios dos discentes;
·         Apresentação do tema a partir da história “Qual é a  minha cor”  (audiobook);
·         Exploração história; “vídeos de Deci Ribeiro”
·         Discussão sobre a importância do negro na formação social;
·         Análise conceitos e as relações étnico-raciais que se dão no ambiente escolar;
·         Debate sobre diferenças de étnico-raciais consideráveis em nossa sociedade (aspectos Fiscos- concepção de feio e bonito), ;
·         Levantamento sobre o papel do negro na sociedade;
·         Diferença entre texto dissertativo e argumentativo (Charge e pedir os alunos interpretar sobre o tem raciais)
·         Construção do conceito de adjetivo a partir da exploração das características identitárias das personagens da história qual a minha cor;
·         Exploração dos aspectos da ortografia, utilização de letras maiúsculas e minúsculas, construção de parágrafos, adjetivos as palavras herdadas, acentuação presente na história. ;
·         Exploração das características físicas das personagens e sua relação com as questões étnico-raciais ( vídeo sobre construção de padrões sociais imposto pela sociedade ;

2º dia
·         Dinâmica das Profissões e a questões étnico-raciais.
·         Exploração sobre referenciais negros dos Petizes;
·         Levantamento dos conhecimentos prévios dos Alunos e Alunas; (Questionário)
·         Apresentação do tema a partir do filme “Heróis de Todo Mundo”; (apresentar outros personagens que não são abordados)
·         Exploração do Filme; (construção biográficas dos personagens citados no filme)
·         Analise sobre a visão eurocêntrica branqueadora e padrões sociais, a partir do Spencer e o Darwinismo Social ;(discussão e produção de texto)
·         Grandes nomes negros que lutaram contra a escravidão;
·         Explorações dos Referenciais negros Sergipanos. (Mural bibliográfico da atualidade. Abordar personalidades negras sergipanas e sortear um para cada grupo, para que eles pesquises )
·         Levantamentos sobre negros homenageados em ruas itabaianense
3º dia :
·         Dinâmica da Capoeira
·         Levantamento sobre o conhecimento prévio dos meninos e meninas;
·         Apresentação do tema a partir da história em quadrinho "Palmares. A luta pela liberdade";
·         Exploração da História;
·         Discussão sobre a Importância dos Quilombos;
·         Analise sobre os quilombos existentes no estado e sua localização e limitações geográficas;
·         Dialogo sobre Quilombo em Sergipe;
·         Observação sobre os aspectos geográficos encontrado no livro "Palmares. A luta pela liberdade" ( Serra da Barriga/AL, Rio S. Francisco).
4º dia:
·         Dinâmica abre a roda Tindo lê lê ou pinturas corporais;
·         Levantamento Sobre conhecimento Prévio dos(as) Educandos(as); DOC Darci Ribeiro;
·         Apresentação do Tema a Parti da Poesia de Solano Trindade “SOU NEGRO” (produção e texto coletivo (Poesia);
·         Exploração da Poesia;
·         Analise sobre o conceito de cultura (a partir de Darci Ribeiro);
·         Discursão sobre a influência da cultura Africana na formação da Cultura Brasileira (Religião, Língua, Organização, Hierarquia, jogos, Arquitetura, gastronomia, agricultura, Pintura); Doc. Darci Ribeiro;
·         Dialogo sobre a importância da cultura na criação dos padrões de beleza;
·         Levantamento sobre a Importância do conhecimento de sua cultura ancestral para afirmação e Valorização da identidade.
5º dia:

·  Apresentação do Tema a partir do vídeo e musicas MC Sofia, “MC Soffia - Princesinha que nada! ”  https://www.youtube.com/watch?v=-pxDBJ_tgmE;

·         Dinâmica;
·         Pintura;
·         Turbantes;
·         Bonecas;
·         Roupas Africanas;
·         Danças;
·         Apresentação da poesia coletiva;
·         Exploração da Poesia;
·         Apresentação do Livro biográfico da turma;


Ainda no Colégio Nestor Carvalho, desenvolvemos nossa 3ª oficina, que foi titulada como: “O POVO BRASILEIRO”, trabalhada em coletividade com os colegas que desenvolvem oficinas de história, em vista de que atuamos todos em uma mesma turma.

Diante deste riquíssimo tema, planejamos todos juntos de maneira transversal para melhor obtermos o ensino aprendizagem dos alunos.  Como dispomos apenas do horário oposto para desenvolver todas as atividades, achamos melhor dividir os dias para o pessoal de história aplicassem  parte das oficinas e em cima do que foi trabalhado eu (Elizabeth), Gleidiane e a pibideira Mércia que participou conosco nesta, trabalhamos as disciplinas de língua portuguesa e redação, já que é o tema central de todas as nossas oficinas, em dias diferentes, visando o cansaço que  os alunos teriam, sem falar que seria muitos aprendizados para absorverem em curto espaço de tempo. Assim, procedemos as tais diante das maiores dificuldades dos educandos, que são a ortografia e a produção textual. Adicionamos mais atividades, em relação aos sinais de pontuação, texto dissertativo/argumentativo, hospital das palavras, além do soletrando com palavras de origem africana e um poema coletivo, o que deixou nossa oficina ainda mais instigante aos olhos dos alunos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Registros de uma Acadêmica, Eterna Aprendiz da Vida. Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting